A Unidade Dialética Ensino E Aprendizagem:
um Processo Não Linear
DOI:
https://doi.org/10.47764/e20011009Palavras-chave:
Duplo triângulo pedagógico, Ensino e aprendizagem, Relação com o SaberResumo
O presente artigo é um ensaio teórico que tem como objetivo discutir conceitos que circulam a unidade dialética ensino e a aprendizagem como possibilidade de refletir para um saber-fazer didático- pedagógico. Tendo como questão central para seu desenvolvimento: “existe linearidade entre o ensinar do professor e o aprender do estudante em situações didáticas na sala de aula?”. Tal problemática nos levou a desenvolver uma discussão teórica sobre a relação com o saber de Bernard Charlot e na concepção da educação como um processo sócio-histórico em Vygotsky e Freire. Foram desenvolvidos e discutidos o conceito e proposta da figura de um Duplo Triângulo Pedagógico que unifica as dimensões identitária, social e epistêmica da Relação com o Saber às dimensões do Triângulo Pedagógico professor, estudante e saber.
Referências
Arruda, S. M., & Passos, M. M. (2015). A relação com o saber na sala de aula. In Anais do IX Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade” - Educon (p. 1-14), São Cristóvão, Sergipe/Brasil. Recuperado de http://educonse.com.br/ixcoloquio/arruda_passos2.pdf.
Charlot, B. (2000). Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Trad. de Magne, B. Porto Alegre, Rio Grande do Sul/Brasil: Artmed.
Charlot, B. (2005). Relação com o Saber, Formação dos Professores e Globalização: questões para a educação de hoje. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil: Artmed.
Charlot, B. (2012). A mobilização no exercício da profissão docente. Revista Contemporânea de Educação, v. 7, n. 13. Recuperado de https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/download/1655/1504.
Charlot, B. (2013). Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo/Brasil: Cortez.
Charlot, B. (2018). A Equação pedagógica. Áudio gravado pelos autores do artigo da palestra proferida na Jornada Pedagógica dos Professores do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sergipe, no Auditório do Tribunal Regional do Trabalho de Sergipe.
Correia, E. S, Silva, V. A, & Tavares, A. C. M. (2016). Avaliação da Aprendizagem: do castigo ao
diagnóstico pelo professor. Interfaces Científica. v. 5, n. 1. DOI: http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2016v5n1p21-28.
Correia, E. S, Silva, V. A, Nascimento, W. R. S, & Camargo, E. P. (2019). Como alunos de uma
instituição pública de educação básica atribuem sentidos de ir à escola. Revista de Estudos de Cultura. São Cristóvão (SE) v. 5, n. 14, maio-agosto, p. 131-144. DOI: https://doi.org/10.32748/revec.v5i14.13255.
Freire, P. (2014). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/Brasil:Paz e Terra.
Nascimento, W. R. S. (2018). Os efeitos da prática do goalball no processo da mobilização da aprendizagem de alguns fenômenos e conceitos físicos da mecânica para alunos com deficiência visual nas aulas de física. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência). São Paulo, UNESP, Faculdade de Ciências.
Oliveira, M. K. (1995). Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento – um processo sócio-histórico. 3. ed. São Paulo/Brasil: Spicione.
Safatle, V. (2018). Introdução a Jacques Lacan. 4. ed. Belo Horizonte, Minas Gerais/Brasil: Autêntica Editora.
Vygotsky. L. S., Luria, A. R. & Leontiev, A. N. (2010). Linguagem desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Pena Villalobos. 11. ed. São Paulo/Brasil: Ícone.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Eanes dos Santos Correia, Veleida Anahi da Silva, Willdson Robson Silva do Nascimento, Yan Capua Charlot
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.