Júri Simulado na Educação a Distância:

Aplicação da Gamificação no Ensino da Ética e do Direito

Autores

  • Roberta de Sousa Almeida
  • Dulcileia Marchesi Costa
  • Solimara Ravani de Sant’Anna

DOI:

https://doi.org/10.47764/e20011016

Palavras-chave:

Metodologia ativa de aprendizagem, Gamificação, Júri simulado

Resumo

A interação entre educador e educando afasta-se, cada vez mais, das práticas conservadoras
de ensino. As metodologias ativas possibilitam o envolvimento e o interesse do aluno, bem como promovem a atitude ativa na aprendizagem, o que é ainda mais desejável na Educação a Distância. A gamificação é um dos recursos didáticos possíveis no ambiente virtual de aprendizagem. No presente estudo, adotou-se uma pesquisa aplicada com abordagem quali-quantitativa, com observação participante, na aplicação de Júri Simulado com alunos do curso Técnico em Multimeios Didáticos, em uma instituição pública de ensino. A prática buscou avaliar o uso da gamificação para aproximar os alunos do conteúdo, desenvolver a
argumentação, motivar e tornar a aula virtual mais propícia à interação. A maioria dos alunos (87%) afirmou motivação no desenvolvimento da atividade. Os resultados apontam que a metodologia utilizada favoreceu o engajamento, a interação e a aprendizagem dos alunos.

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Publicado

2020-09-26

Como Citar

de Sousa Almeida, R. ., Marchesi Costa, D. ., & Ravani de Sant’Anna, S. . (2020). Júri Simulado na Educação a Distância:: Aplicação da Gamificação no Ensino da Ética e do Direito. Revista Internacional Educon, 1(1), e20011016. https://doi.org/10.47764/e20011016

Edição

Seção

Artigos